domingo, 22 de julho de 2012

Cuidados com a dentição dos gatos




Os dentes de leite dos gatos começam a nascer quando o felino está com duas semanas de vida. A partir do 30º dia, a dentição do gato já está quase completa e pronta para receber os dentes permanentes.
Quando começa a troca do primeiro dente, surge o primeiro pré-molar superior, que irrompe por volta dos cinco meses de idade. O interessante deste dado é que ele pode servir para calcular a idade de um filhote, quando não se sabe a data de seu nascimento.
Para evitar que seu bichinho sofra com problemas dentários, é preciso que seus dentes sejam escovados semanalmente. Não será uma tarefa fácil, mas vale a pena! Para facilitar o processo, a dica é contê-lo usando um colar feito com uma toalha de rosto molhada.
Utilize escova de dente com a cabeça bem pequena e uma pasta de dente especial para ele. E lembre-se de escovar os dentes de seu gato uma vez por semana. Assim, você conseguirá evitar problemas como placa bacteriana, que causa extrema irritação das gengivas bem como cáries e mau hálito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário