quinta-feira, 2 de agosto de 2012

A Importância da Vermifugação


A vermifugação é indispensável para cães e gatos, sejam adultos, filhotes, gestantes ou não.
É de extrema importância, pois além de proteger seu animalzinho de estimação também protege sua família, devido muitos vermes também causarem doenças em seres humanos.
Deve ser iniciada, em cães e gatos, com a idade entre 15 e 20 dias de vida, sendo que nesta fase da vida é também recomendada a primeira consulta com o veterinário.
Os endoparasitas considerados mais desenvolvidos são aqueles que vivem no corpo do hospedeiro por anos sem causar nenhum sintoma clínico. Pois é, seu animal pode estar com uma dessas “coisas” e não tem sinal algum, como diarréia ou vômitos. Por isso, é importante manter a vermifugação sempre em dia.
É necessário reforço da vermifugação, 15 dias após dose inicial. Cães e gatos com até um ano de idade devem ser vermifugados a cada 3 meses. Após um ano de vida, a vermifugação se dará a cada 6 meses, ou a critério do médico veterinário.
Observações: – Para cães que vivem no litoral, ou que vão para o litoral, é importante que o vermífugo o proteja contra o verme do coração.
- Algumas doenças parasitárias podem ser zoonoses, como a giardíase (que costuma ser grave em humanos) e o bicho geográfico, que é uma larva de um verme do cão que geralmente pegamos na praia ou areia de parques, através de fezes de cães. As larvinhas fazem um “mapa” em nossa pele e coça muito! Entre outros vermes que podem acometer crianças que entram em contato com fezes de cães.
- Para alguns vermes, existe a proteção também por medicamentos pour-on (aqueles que são aplicados na nuca) que combatem também ectoparasitas, como pulgas e carrapatos.
A vermifugação não deve ser feita somente quando o animal estiver infectado. Deve ser instituída uma rotina preventiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário